sexta-feira, janeiro 06, 2006

Cinema animado

Fui ontem ver "A Noiva Cadáver" de Tim Burtun. Depois de "The Nightmare Before Christmas», Tim Burton regressa à animação de volumes com um filme baseado num conto popular russo.

Gostei muito, e apesar de ser considerada uma animação/comédia, achei-o até bastante triste e confesso que por momentos, quase que se soltou uma lágrimazita...mas isso sou eu, que sou demasiado lamechas!
Além da história em si, atrai-me também a realização/produção do filme. Dada alguma experiência que tenho em cinema de animação, sei bem que um filme deste género, é necessariamente muito moroso, pois implica a manipulação de marionetas que são fotografadas, fotograma a fotograma. Para conseguir um ou dois segundos de filme é necessário filmar cerca de 12 horas.
Neste filme trabalharam cerca de 28 animadores e algumas das cenas exigiam três ou quatro animadores por marioneta e foram vários os palcos de filmagem a funcionar em simultâneo, onde 'contracenavam' centenas de marionetas. Uma produção deste tipo exige muita planificação e investimento financeiro, coisa que em portugal seria quase dificil de concretizar.
No entanto, apesar das dificuldades e de estarmos muito longe de termos uma industria de animação, vão-se fazendo coisas boas por cá, são poucos, mas temos bons realizadores e produtores de cinema de animação, Abi Feijó, Pedro Serrazina, Regina Pessoa, Cine-Clube de Avanca e até o Festival cinanima, são bons exemplos.