domingo, março 08, 2009

Dia Internacional da Mulher




No dia 8 de Março do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". Em 1977, as Nações Unidas proclamam o dia 8 de Março como o Dia Internacional dos Direitos da Mulher e da Paz.



E depois, ouvem-se comentários ou bocas, sobretudo de homens, que dizem:Ah, para que precisam as mulheres dum dia, etc?!....haja paciência.... talvez tenham inveja de não terem um "dia internacional" para eles? Sim, porque isso fazer-lhes-ia crescer o pégonis...

A meu ver não se trata de precisar deste ou daquele dia, mas simplesmente de lembrar a história! Comemorar, ter orgulho nas lutas e convicções daquilo que se alcançou. Foi daqui que surgiu o voto, é daqui que vem uma cada vez maior igualdade entre géneros; social.
Penso que muitas vezes os homens, talvez cegos por um sentimento machista, não entendem que sem este maior equilíbrio e igualdade, também eles não teriam a qualidade de vida e direitos que estão hoje garantidos a ambos os géneros...

Desejo um bom dia, sempre e todos os dias a todas as Mulheres, que lutam e não têm vergonha de ser mulher, nem se sentem menos ou mais capazes...e aos homens também- aqueles que entendem do que falo.